quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Graduação e a Busca pelo Conhecimento no Futebol


              Já falamos aqui sobre várias áreas que abrangem o futebol de base, desde a fisiologia, até o processo de formação e a importância da existência dos clubes formadores. Hoje dou ênfase à formação do profissional para trabalhar nas categorias de base e a importância da busca pelo conhecimento.
             De fato, se almejamos atingir patamares de excelência no futebol, temos que criar nossa idéia de jogo, nosso modelo de jogo, nos aperfeiçoar cada dia mais em cada detalhe técnico e em cada movimento dos jogadores em campo, temos que pensar com a cabeça dos atletas, afinal, estaremos lidando com crianças e adolescentes.
               Primeiramente, destaco o trabalho realizado pelo Professor Dr. Próspero Brum Paoli na Universidade Federal de Viçosa que busca formar profissionais para o futebol e segue abaixo os cursos relacionados ao futebol que tive a oportunidade de fazer nestes quatro anos de graduação em Educação Física:

  • Preparação Física e Tática nas Categorias de Base do Futebol (2008)
  • Arbitragem em Futebol de Campo (2009)
  • Curso de Atualização em Futebol (2010)
  • Preparação Física e Preparação de Goleiros (2010)
  • Treinamento Técnico por Posição (2011)
  • Transição Ofensiva e Defensiva no Futebol (2011)
                 Além dos cursos que foram ministrados por excelentes profissionais, que passaram pela vivência de trabalhar nas categorias de acesso, não posso deixar de citar as experiências pelas quais passei durante minha formação.
                  É bom olhar para o passado e ver que o tempo que passei em Viçosa foi dedicado para aprender e absorver bastante conhecimento sobre todas as áreas que envolvem o futebol. Agora é traçar novos objetivos e sei que o diferencial de formar aqui, me especializar em futebol aqui, e a busca incessante pelo conhecimento e o trabalho bem feito renderá frutos e conquistas muito importantes em minha carreira. 


                  
--Whitney Young Jr.

Um Abraço à todos!

2 comentários:

  1. Boa iniciativa, Fabrico.
    Precisamos de mais discussões sobre o futebol brasileiro e mundial, mas longe dos clichês jornalísticos e dos profissionais que atuam hoje em dia.

    Abraços
    Rafael Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rafael. Este é o intuito do Blog. Compartilhar os conhecimentos e mostrar uam visão diferente da que é tão difundida na mídia. Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir