terça-feira, 18 de setembro de 2012

Por dentro da base: Entrevista com Guilherme Cangussú

18. setembro 2012 | 0 Comentários | by sports21

Guilherme Cangussú LimaA Sports21 inicia uma série de entrevistas com profissionais ligados a categorias de base, em todo o Brasil, com o objetivo de entender um pouco mais a realidade dos jovens treinadores que estão iniciando na carreira.
O primeiro entrevistado é o jovem mineiro Guilherme Cangussú Lima.
Confira o bate-papo da equipe Sports21 com Guilherme:

Sports21 - Fale um pouco sobre seu currículo:
Guilherme - Meu nome é Guilherme Cangussú Lima, sou natural de Caratinga-MG, mas resido em Viçosa-MG, onde sou graduando do último período do curso de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa. Comecei no futebol como atleta, iniciando minha formação no Ipatinga F.C, A.E.R. Usipa e A.A. Aciaria. Como profissional atuei no Ideal F.C, Esportivo Guará-DF e Social F.C. Já dentro do meio acadêmico e focado em ser treinador, fui auxiliar técnico da equipe sub-17 do V.E.L. (Viçosa Esporte Lazer), participando do campeonato mineiro. Assumi a equipe universitária, participando de campeonatos regionais. Além de participar do processo de captação e estagiar no Ubaense Esporte Clube, excelência em formar atletas e inseri-los no mercado.

Sports21 - Como foi a experiência fora do Brasil?
Guilherme - Foi uma grande experiência, tanto pessoal como profissional. Estive em contato com uma grande estrutura acadêmica, com grandes docentes. O melhor da literatura sobre futebol e sendo apresentada por grandes professores, sendo eles os precursores de uma metodologia de trabalho pouco conhecida no Brasil, a periodização tática. Além do contato com várias nacionalidades, vários costumes e tradições, isso tudo engrandece culturalmente e abre novos horizontes sobre a vida.
Sports21 - Quais as principais diferenças entre as categorias de base em Portugal e Brasil?
Guilherme - Nas escolas de formações de Portugal, é priorizada a organização tática das equipes, com um jogo de bastantes apoios e muita circulação de bola, procurando sempre a superioridade numérica ofensiva. A individualidade dos atletas aparece dentro do modelo de jogo, servindo como acréscimo para busca da vitória. Já no Brasil, a individualidade dos atletas é colocada em cima das capacidades táticas da equipe, sempre buscando a igualdade numérica ofensiva. Mas há no nosso país, centro de formações que preparam os atletas por completo, tanto na parte física, técnica, tática e psicológica para que eles sejam inseridos em grandes clubes, facilitando a captação.
Sports21 - Qual a importância da teoria do futebol na montagem dos treinamentos?
Guilherme - No futebol de hoje não há espaço para o "achismo", para pessoas desatualizadas e fora do cientificismo que está dentro do futebol. Por isso da importância da parte teórica nas montagens dos treinamentos. A sustentação teórica junto com a vivencia prática é a melhor forma de construir um trabalho vitorioso.
Sports21 - Quais suas referências como treinador ?
Guilherme - Como referência acadêmica tem meus professores da Universidade Federal de Viçosa, Professor Próspero Brum Paoli e Professor Israel Teoldo da Costa, onde me ajudaram a compreender a ciência futebol. Como treinador, as referências internacionais são José Mourinho e Pep Guardiola. Agora os treinadores nacionais, admiro o trabalho do Ney Franco e Tite.
Sports21 - Quais seus planos pro futuro no futebol, como treinador ?
Guilherme - Para o futuro, tenho planos em trabalhar em alguma equipe de base, vivenciando todas as categorias, do sub 15 até sub 20. Sabendo que nessas equipes, ocorre um aprendizado enorme, chegando numa equipe profissional com uma bagagem grande.
Em breve novas entrevistas no blog da Sports21.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário