terça-feira, 18 de setembro de 2012

SELETIVA CEU 22 DE SETEMBRO


Por dentro da base: Entrevista com Guilherme Cangussú

18. setembro 2012 | 0 Comentários | by sports21

Guilherme Cangussú LimaA Sports21 inicia uma série de entrevistas com profissionais ligados a categorias de base, em todo o Brasil, com o objetivo de entender um pouco mais a realidade dos jovens treinadores que estão iniciando na carreira.
O primeiro entrevistado é o jovem mineiro Guilherme Cangussú Lima.
Confira o bate-papo da equipe Sports21 com Guilherme:

Sports21 - Fale um pouco sobre seu currículo:
Guilherme - Meu nome é Guilherme Cangussú Lima, sou natural de Caratinga-MG, mas resido em Viçosa-MG, onde sou graduando do último período do curso de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa. Comecei no futebol como atleta, iniciando minha formação no Ipatinga F.C, A.E.R. Usipa e A.A. Aciaria. Como profissional atuei no Ideal F.C, Esportivo Guará-DF e Social F.C. Já dentro do meio acadêmico e focado em ser treinador, fui auxiliar técnico da equipe sub-17 do V.E.L. (Viçosa Esporte Lazer), participando do campeonato mineiro. Assumi a equipe universitária, participando de campeonatos regionais. Além de participar do processo de captação e estagiar no Ubaense Esporte Clube, excelência em formar atletas e inseri-los no mercado.

Sports21 - Como foi a experiência fora do Brasil?
Guilherme - Foi uma grande experiência, tanto pessoal como profissional. Estive em contato com uma grande estrutura acadêmica, com grandes docentes. O melhor da literatura sobre futebol e sendo apresentada por grandes professores, sendo eles os precursores de uma metodologia de trabalho pouco conhecida no Brasil, a periodização tática. Além do contato com várias nacionalidades, vários costumes e tradições, isso tudo engrandece culturalmente e abre novos horizontes sobre a vida.
Sports21 - Quais as principais diferenças entre as categorias de base em Portugal e Brasil?
Guilherme - Nas escolas de formações de Portugal, é priorizada a organização tática das equipes, com um jogo de bastantes apoios e muita circulação de bola, procurando sempre a superioridade numérica ofensiva. A individualidade dos atletas aparece dentro do modelo de jogo, servindo como acréscimo para busca da vitória. Já no Brasil, a individualidade dos atletas é colocada em cima das capacidades táticas da equipe, sempre buscando a igualdade numérica ofensiva. Mas há no nosso país, centro de formações que preparam os atletas por completo, tanto na parte física, técnica, tática e psicológica para que eles sejam inseridos em grandes clubes, facilitando a captação.
Sports21 - Qual a importância da teoria do futebol na montagem dos treinamentos?
Guilherme - No futebol de hoje não há espaço para o "achismo", para pessoas desatualizadas e fora do cientificismo que está dentro do futebol. Por isso da importância da parte teórica nas montagens dos treinamentos. A sustentação teórica junto com a vivencia prática é a melhor forma de construir um trabalho vitorioso.
Sports21 - Quais suas referências como treinador ?
Guilherme - Como referência acadêmica tem meus professores da Universidade Federal de Viçosa, Professor Próspero Brum Paoli e Professor Israel Teoldo da Costa, onde me ajudaram a compreender a ciência futebol. Como treinador, as referências internacionais são José Mourinho e Pep Guardiola. Agora os treinadores nacionais, admiro o trabalho do Ney Franco e Tite.
Sports21 - Quais seus planos pro futuro no futebol, como treinador ?
Guilherme - Para o futuro, tenho planos em trabalhar em alguma equipe de base, vivenciando todas as categorias, do sub 15 até sub 20. Sabendo que nessas equipes, ocorre um aprendizado enorme, chegando numa equipe profissional com uma bagagem grande.
Em breve novas entrevistas no blog da Sports21.
Até mais.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sucesso do 1° Módulo de Aulas: Depoimento dos Alunos







No último domingo (29/07) encerraram-se as aulas do primeiro módulo da Especialização em Futebol – Lato Sensu. A turma reuniu profissionais de 12 estados do Brasil que estiveram em Viçosa entre os dias 6 e 29 de Julho. Os conteúdos ministrados pelos professores abordaram diversas áreas do Futebol como: Preparação Técnica, Preparação Tática, Preparação Física, Psicologia do Esporte, Gestão Esportiva, Fisioterapia aplicada ao Futebol e Formação de Base.
Um dos objetivos do curso é complementar a formação dos profissionais de Educação Física e áreas afins, estimular a produção científica, aprimorar o conhecimento aplicado ao futebol e integrar profissionais de outras áreas. Por isso, os alunos também tiveram aulas de didática e metodologia da pesquisa.
O curso de Especialização em Futebol é promovido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e coordenado pelos professores Israel Teoldo da Costa e João Carlos Bouzas Marins.
O segundo módulo de aulas da Especialização acontecerá em Janeiro de 2013 e, mais uma vez, a presença de grandes especialistas da área está confirmada. Destacando a vinda do professor Dr. Julio Garganta, da Universidade do Porto e da Seleção Portuguesa de Futebol.
Veja abaixo a opinião dos alunos que concluíram a primeira etapa do curso:
“Tenho gostado muito do curso. Tem uma variedade de disciplinas e uma carga horária que consegue abranger todos os conteúdos o que facilita muito para nós. Acho que serão vantajosas as visitas que teremos no segundo módulo, a experiência prática vai contar. O curso vale muito à pena. Quanto mais se estuda, maior fica o universo do futebol a ser explorado”.
Rafael Barreto – Goiânia (GO)
Vasco Futebol Clube Goiânia – Sub 18

“O curso é muito bem organizado. O modo como é feito a disposição dos conteúdos visa um melhor rendimento dos alunos. A interrelação dos processos irá completar a minha formação profissional e me dará um norte. Espero que o segundo módulo seja ainda mais atraente. Quero entender melhor a questão tática do jogo. É uma especialização diferente em relação às outras. Por ser em módulos, a absorção dos conteúdos é maior e rápida. Uma disciplina envolve a outra, existe uma junção dos conteúdos. Vale à pena estudar aqui, por ser uma universidade de valores culturais há uma maior integração entre os alunos e maior aprendizado”.

Uendell Macedo – Salvador (BA)
Esporte Clube Vitória

“Tenho gostado bastante do curso. Surpreendeu, não esperava. Por ser em módulo intensivo ajuda muito na concentração, acho isso muito legal. A cidade também ajuda muito, tudo perto e comida barata. Para ficar um mês fora isso é fundamental. Gostei das instalações onde fizemos a parte prática e dos professores que são muito capacitados. Estou animado e com expectativas para o próximo módulo, as viagens vão trazer novidades. O curso me acrescentou muito, principalmente as questões teóricas, os conteúdos. Abre muito a cabeça. Também existe a possibilidade de vivenciar outras realidades com o pessoal dos outros clubes. Abre o leque, dá para fazer contatos dentro do mundo do futebol e abrir os olhos para outros mercados”.

Rafael Medrado – São Paulo (SP)
São Paulo Futebol Clube

“Tenho gostado muito do curso. A teoria aplicada à prática me chamou a atenção e isso faz muita diferença. Ampliou minha visão. No segundo módulo, espero ver a parte tática de uma forma bem ampla. Muita expectativa para conhecer novos lugares. Vale à pena o investimento, é um curso diferenciado. Vai valer muito para futuras experiências. O conhecimento é a maior riqueza”.

Luciano Fidêncio – Joinville (SC)
Escola de Futebol do Santos Futebol Clube

“Gostei de todas as disciplinas, os professores são experientes e todos têm um alto grau de estudo, a troca de informações fica fácil. O segundo módulo irá envolver muita prática e vai ser bem interessante. Vai ser bom encaixar o que vimos na teoria com o que pode ser feito na prática. Além de poder ver como está sendo trabalhado o futebol de alto rendimento”.

Alexandre Tozetto – Imbituva (PR)

“Gostei bastante do curso, ele é bem específico. Professores altamente qualificados que atendem a todos os níveis de conhecimento. No segundo módulo, espero atuar mais na prática, no campo, viver situações que eu possa aplicar no meu dia a dia de trabalho. Os profissionais que chegarem aqui tem que vir focados, com a cabeça aberta. Não vai ter um curso melhor que esse, há profissionais de cada canto do Brasil. A estrutura em termos de recursos humanos é muito forte e bastante rica”.

Elton Higor Medina Mota – Indaiatuba (SP)
Professor de Esportes do Instituto Deco 20
Escola de Esportes Sol Sol
Tetra Brasil – Treinador

“Tenho gostado bastante do curso. Além de ser uma turma experiente, existe uma troca de contato muito grande. Os professores são acessíveis, há materiais disponíveis. A transparência das pessoas, a ajuda que se recebe nas dificuldades. E tenho gostado muito da pontualidade das aulas, acho isso um ponto forte. Está muito bem organizado. Estou com a melhor expectativa possível para o segundo módulo, quero me aprofundar mais na parte tática. Vale muito o investimento. Tem que estar focado, com a cabeça aberta para adquirir novos conhecimentos”.

Caito Kunrath – Estrela (RS)
Personal Trainer


“Achei o curso enriquecedor. Professores capacitados, novidades nas aulas práticas, bom nível dos alunos, pessoal bem antenado. O que mais me marcou foi a integração dos conteúdos. Espero que o segundo módulo seja tão bom quanto o primeiro. Que os próximos alunos venham com a mentalidade aberta para enriquecer seus conhecimentos, já que o curso é bem esclarecedor”.
Ângelo Santos – Serra (ES)
Academia de Futebol Laranjeiras

“Tenho gostado bastante do curso, a integração da prática com a teoria, os palestrantes de renome no cenário nacional e internacional, a estrutura, já que há muito material o que facilita o aprendizado, além dos bons contatos que se pode fazer. Acho que a estrutura em módulo também facilita a vinda das pessoas. Espero dar continuidade ao processo. Aqui há fortes laços de integração entre alunos e professores o que abre mais portas para gente, porque temos nosso nome levado a outros lugares. Recomendo mesmo o curso, tem que vir disposto a aprender, vale à pena e espero ter retorno”.

Davi Correia da Silva – Maceió (AL)
Universidade Federal de Alagoas

“Gostei do curso, foi além que eu esperava. Fiquei surpreso com a qualidade dos profissionais das diversas áreas. É uma ótima oportunidade estudar na UFV. Com tanta diversidade cultural entre os estudantes, acabamos aprendendo. Estou mais preparado para o segundo módulo. Serão muito positivas as viagens que vamos fazer, visitar os clubes, conhecer a prática e os grandes centros. Os futuros alunos podem estar convictos do investimento. Terão retorno em termos práticos e irão fazer contato com os profissionais que vieram ministrar o curso”.
Diogenes Henrique Jordão – Martins Soares (MG)
“Tenho gostado muito do curso, principalmente pelos contatos, que podem gerar futuros trabalhos. O nível dos professores, da estrutura e, da relação entre os professores e alunos são pontos positivos. Minha expectativa para o segundo módulo é conhecer mais a prática in loco. Vale muito a pena o curso, o custo beneficio é excelente”.
Bruno Almeida – Belém (PA)
Força Jovem – Sergipe

“Aproveitei muito o curso, como sou árbitro foi bom ter a vivência dentro de campo, a visão do treinador. Os professores são muito capacitados, dá para fazer muito contatos, além de amizades. Estou com uma expectativa muito grande para o segundo módulo, principalmente pelas duas viagens que vamos fazer o que vai ajudar nossa progressão. O curso vale muito à pena, acrescenta na vida profissional e pessoal. Mas tem que gostar muito de futebol”.

Johel Fonseca – Rio de Janeiro (RJ)
Speed Acessoria Esportiva
Árbitro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro


As entrevistas foram realizadas pela Graduanda em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa Fernanda Lobato. Fica meu agradecimento pelo empenho e dedicação.

Maiores informações: http://www.ufv.br/des/futebol/


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pré-Cadastro do Curso com Prof. Dr. Júlio Garganta.

Como muitos já sabem, o Prof. Dr. Júlio Garganta virá ao Brasil em Janeiro de 2013, mais especificamente à Universidade Federal de Viçosa ministrar algumas aulas para a Turma VI da Especialização em Futebol em Janeiro de 2013. Em função da grande procura, resolvemos realizar um pré-cadastro dos interessados em participar de um Curso que organizaremos em Viçosa com o Professor Dr. Júlio Garganta.



Neste Pré-Cadastro, você deverá enviar para o e-mail especializacao.futebol.ufv@gmail.com às seguintes informações:

Nome completo; E-mail; Telefone; Cidade; UF

No próximo semestre enviarei informações sobre o conteúdo do curso, data e valor do investimento.

Um abraço à todos!


domingo, 22 de abril de 2012

Prof. Dr. Júlio Garganta ministrará aulas para a Pós-Graduação em Futebol - UFV

Caros amigos que acompanham o Blog, peço desculpas mais uma vez por não estar atualizando o site passando maiores informações sobre o processo de treinamento do Futebol de Base.

Como sou Secretário Geral da Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa, após muitos meses de trabalho e dedicação para a formação da Turma VI, venho informar que por intermédio do Prof. Dr. Israel Teoldo Costa, atual Coordenador da Especialização em Futebol, a presença confirmada do Prof. Dr. Júlio Garganta para ministrar algumas aulas na Pós-Graduação em Futebol.

Prof. Dr Júlio Garganta (Universidade do Porto)

Segue abaixo um trecho da entrevista do Prof. Dr. Júlio Garganta à Universidade do Futebol falando sobre a formação do talento, aprendizagem e treinamento, um tema que se encaixa perfeitamente ao intuito deste blog.


Para maiores informações da Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa, acessem:
http://www.ufv.br/des/futebol/

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CEU recebe TUPI - JF



Entre os dias 9 a 21 de janeiro o Centro Esportivo Ubaense recebe em suas instalações a equipe do Tupi Futebol Clube de Juiz de Fora. O time que é o atual campeão brasileiro da série D e participante da 1ª divisão do Campeonato Mineiro visitará o CT em uma das etapas principais que antecede os campeonatos, a sua pré – temporada. O objetivo da visita é se preparar para o ano de 2012, além de conhecer o local que em seu ano de estréia se tornou uma das principais referências na formação de novos jogadores.
Em sua pré-temporada o Tupi Futebol fará dois amistosos, o primeiro com o Itararé de Tocantins e o segundo possivelmente com o América do RJ. 
O local de realização será o Estádio Dominguinhos dentro do Centro Esportivo Ubaense. Aguardem!