sábado, 8 de outubro de 2011

A Importância dos Clubes Formadores para o Futebol Brasileiro


Treinador Glauber Caldas com a Categoria Sub-11 do Centro Esportivo Ubaense


Inspirado pela troca de idéias em duas Palestras conduzidas pelo Professor e Treinador de Futebol Glauber Caldas no Grupo de Estudos de Futebol da Universidade Federal de Viçosa, coordenado pelo Professor Próspero Brum Paoli, sob a organização do Graduando em Educação Física Leonardo Cherede, resolvi escrever sobre a importância dos clubes formadores para o futebol brasileiro.
Muitos falam de crise no futebol brasileiro, de empresários que dominam o mercado, de perda da identidade no futebol, que não existe mais show, que os jogadores não têm mais a mesma plasticidade como antigamente, que o físico supera a capacidade técnica e na contramão de todas estas insinuações, existem os clubes formadores de atletas para o futebol, que continuarão a garantir a hegemonia brasileira em um futuro que considero próximo.
Com os processos de urbanização e o acesso fácil à produtos eletrônicos, cada vez mais as crianças estão tendo menos espaço para expressar-se corporalmente, ficando confinadas a uma sala em frente à Tv, vídeo game e computador. Este processo leva a uma diminuição significativa de potenciais atletas de qualquer modalidade, pois há um déficit na formação de um Padrão Motor Geral (PMG), além da propensão em tornar crianças obesas e relutantes em relação à prática de atividade física. Não defendo a idéia de muitos que falam que o jogador brasileiro é formado nas ruas, mas de fato, a vivência de jogos e brincadeiras que são realizadas na rua, influencia na capacidade motora do sujeito.
Hoje um dos maiores desafios para os grandes clubes é a captação de atletas para a base, pois além do problema que citei acima em relação ao PMG, os clubes, mesmo com a política de escolinhas e uma série de olheiros, não conseguem atingir o vasto território Nacional. O Clube Formador deve suprir as necessidades de captação dos grandes clubes, mas para que isso seja realizado de forma efetiva, devem-se seguir diretrizes essenciais preconizadas pelo projeto de formação do clube, respeitando as faixas etárias e o período maturacional dos atletas. Para que as diretrizes sejam seguidas, são necessários profissionais que tenham profundo conhecimento em trabalhar com futebol de base, enfatizando o trabalho técnico, aliando a parte física, tática e psicológica à formação de um cidadão consciente. Segue abaixo um diagrama de como pode ocorrer este processo de captação.

Modelo de Captação para Grandes Clubes através de Clubes Formadores

O Centro Esportivo Ubaense é um clube formador, do qual tenho orgulho de estar na equipe técnica, junto com excelentes profissionais que vivenciam todos os dias a evolução dos garotos que lá treinam com dedicação. Às vezes me assusto com a evolução dos atletas, tanto em relação aos aspectos coordenativos, na técnica específica, na maturidade dentro e fora de campo e na noção posicional do espaço de jogo. De fato as diretrizes do processo de formação agregam valor aos atletas e  mesmo que alguns não cheguem a virar profissionais no futebol, carregarão consigo a importância do trabalho coletivo, o respeito ao ambiente em que se vive e a capacidade de sempre ir atrás dos objetivos traçados para suas vidas.
Faço minhas, as palavras do Professor e Técnico Diogo Giacomini em uma entrevista à Universidade do Futebol onde ele relata que existe sim uma mudança lenta, porém profunda no futebol brasileiro, onde o trabalho de base, através de profissionais que tenham uma formação consistente e conceitos bem definidos, conseguirá em médio prazo formar atletas mais participativos, autônomos e inteligentes e  na minha opinião cabe aos Clubes Formadores serem o pontapé inicial de todo este processo.